Friday, December 15, 2006

Sapatos, meias e pés.

Este tema merece destaque no caso de ser peregrino a pé. Pondere muito bem sobre o que irá calçar na viagem.

Sapatos (botas) de montanhismo –são os mais indicados, geralmente impermeáveis, fechados, com respiração para os pés e que proporcionam um bom andar.

Sandália – muitos são os peregrinos que optam por este calçado por ser mais confortável, existem sandálias ortopédicas próprias para caminhadas, é o ideal para pessoas que tem problemas com os pés e suam muito dos pés. Porém certifique-se que na parte da frente a sandália faz um desenho tipo barco, ou seja que se eleva na parte da frente da sandália. Pois a desvantagem desta é que como é aberta, pode magoar os pés com as pedras. Existem peregrinos, que á força de bater com os pés em pedras ficam com os dedos inchados e as unhas pisadas.

Meias – as meias que usam são muito importantes, devem ser 100% algodão e grossas. Não devem ter na sua constituição materiais sintéticos, que não permitem ao pé respirar, não devem ter elásticos muito fortes e devem ser grossas. Existem meias no mercado de montanhismo são as ideais.
Algumas sugestões: Se as meias tiverem um elástico, ponha as meias em molho durante um dia em água quente, desta forma o elástico cede. No caso de serem finas, use dois pares de meias.

Os pés são os verdadeiros sacrificados nesta caminhada, a eles devemos tratar com muito cuidado e dispensar parte do nosso tempo.

1- Antes de começar a caminhada, passe vaselina que portege os pés das bolhas.
2 – sempre que sentir que a meia lhe está a provocar incomodo que tenha um pedrinha no sapato, etc. Pare descalce o sapato, corrija o que não está bem, aproveite e descanse 5 minutos os pés agradecem e verá que poupará tempo poupando os seus pés.
3 – Massage os pés ao fim do dia, utilize a vaselina que é muito gordurosa e ideal para ajudar numa boa massagem.
4- deve porás pernas ao alto, pelo menos durante 15 minutos.
5 – Cuide as suas bolhas:

1ª técnica – fure a bolha com uma agulha depois de desinfectada e queimada, use o isqueiro e a loção desinfectante. Depois coloque o compeed (pensos próprios para bolhas, que encontra em qualquer farmácia).

2ª técnica – Molhe a linha de costura na loção desinfectante, queime a agulha e desinfecte fure a bolha deixando dentro o fio desinfectado, que vai permitir uma drenagem gradual. Faça o penso.

3ª técnica – com a seringa queimada a agulha e desinfectada retire o liquido de dentro da bolha e introduza com a mesma seringa betadine, e faça o penso.

A sugestão vai para que leve todo o material na sua farmácia, pois se um método não funcionar a 100% sempre tem a possibilidade de utilizar outro. Além de que a natureza das bolhas são diferentes e onde se situam também contribui para que certas técnicas funcionem melhor do que outras em determinadas situações.

2 comments:

Rubens Bürgel said...

Parabéns pelo caminho percorrido e pelo blog organizado!
Abraço do amigo peregrino. Rubens

mirna pacheco said...

Suzana, foi muito bom obter as suas informações sobre o caminho. Principalmente as informações sobre Sapatos, meias e pés.