Monday, December 11, 2006

Norte de Portugal - Minho

Esta província onde há riso e cor, alegria no ar, com o verde esfuziante da natureza e uma religiosidade e um não sabe o quê místico e sagrado. Nas velhas rotas do caminho de Santiago, existem pequenas ermidas românticas, lindas catedrais, ou as capelinhas minúsculas a quem as gentes confiam os gados, as sementeiras e a felicidade do lar.

A visitar:

A Senhora da Peneda, as terras altas do Mezeio, a Senhora do Minho, no alto da Serra d´Arga.

O Coração de Jesus, no alto de Santa Luzia com a ribeira lima que lhe fica aos pés.

Senhora da Agonia e a devoção dos homens do mar, a Senhora da Bonança, em vila praia de ancora.

A Senhora da Cabeça, a Senhora do faro, a Senhora da Encarnação, a Senhora da Abadia, a Senhora da Aparecida, o Senhor do Socorro, o S. Bento da Porta aberta, a Senhora da Boa Morte, a Senhora do Sameiro ... esse santuário mariano que João Paulo II não deixou de visitar numa homenagem ao Minho e à Senhora agradecendo o milagre da sua vida, unindo-se em coração com milhares de peregrinos que o aclamavam e pediam a bênção “Urbi e Orbi”

Terras de Bouro – os vales, as albufeiras, as veigas, os patamares, as aguas sussurantes que reflectem os céus, as agulhas graníticas que rasgam os ares as nuvens, as encostas, ora suaves ora a pique onde no meio de arbustos e espécies arbóreas de primazia no colete vegetal português, nos aparecem nichos de aldeias, cruzes de canastros, as capelas da ribeira. Os rebanhos, o Lobo, o javali, o corso. A águia e o peneireiro, o açor. E sempre aquele matizado de cores: o verde, o amarelo, o azulo, o castanho ... Castanho veludo, castanho dourado, castanho musgo, pontilhado de flores brancas, fetos reais...


Caminhos do Minho:

Caminho do Noroeste: Porto – Esposende – Viana do Castelo – V. Praia de Âncora – Caminha – V.Nova de Cerveira – Valença – Tui – Porrino – Redondela – Pontevedra – Caldas de reis – Padrón – Santiago.

Caminho do Lima: Porto – Barcelos – Ponte do Lima – Valença – Tui - Porrino – Redondela – Pontevedra – Caldas de reis – Padrón – Santiago

Caminho do Norte: Porto – Barcelos – Portela de Suzã – Geraz do Lima – Azevedo – Vila nova de Cerveira – Valença – Tui - Porrino – Redondela – Pontevedra – Caldas de reis – Padrón – Santiago

Caminho de Celanova – Porto – Braga – Ponte lima – Arcos de Valdevez – Lindoso – Madalena – Lobios – Entrimo – Bande – Celanova – Ourense – Lalin – Santiago.

*Caminho da Geira Romana – Porto – Braga – Caldelas – Covide – Portela do Homem – Lobios – entrimo – Ameixoeira – Castro Laboreiro – Melgaço – A Canizã – Ribadavia – Ourense – Lalin - Silleda - Santiago

Algumas Notas:
* A minha sugestão vai para o Caminho da Geira Romana, Serra do Gerês – terras de Bouro, um caminho mais agreste, mas de beleza natural prodigiosa.
Em Portugal existem poucos albergues para os peregrinos, por isso terá que procurar estadias, sugiro que procure pousadas da juventude em que os preços rondam os 5 euros a 7 euros por noite.

1 comment:

Ricardo Amorim said...

Olá, vi a sua sugestão sobre o caminho da Geira Romana. Gostava muito de fazer esse caminho. A senhora Já o fez? será que é possivel eu fazê-lo. existe indicaçoes/setas e informaçoes sobre esse caminho.
Agradecia que me ajudasse.

Um abraço,

Ricardo
Ricardoamorim7@msn.com