Friday, December 15, 2006

Saco e utensílios

Lista:

- Saco de viagem – deve ser confortável e leve
- Bastão – Ajuda a caminhada inicialmente pode parecer supérfluo mas ao fim de alguns quilómetros e de alguns declives no caminho compreenderá que é imprescindível, poderá também encontrar um pelo caminho no meio da natureza ou utilizar uma bengala.
- Concha – A concha é um símbolo que se utiliza como identificação de peregrino.
- Maquina fotográfica
- Lanterna
- Saco de dormir
- Bloco de notas
- Mapa da península ibérica e / ou roteiros do caminho.
- Credencial
- Produtos de higiene pessoal – um bom método para poupar no peso é levar amostras de champôs, pasta de dentes etc. Não esqueça um rolo de papel higiénico.
- Toalha de banho – um bom método é levar um tecido que seque com facilidade e não seja muito pesado (tecido das antigas fraldas de bébe).
- Chinelos de piscina
- Roupa – roupa muito pratica, leve e fina que possa ser lavado e seque de um dia para o outro. Dedique tempo a pensar naquilo que deve levar, existem pessoas que optam por levar apenas um par de calças, duas camisolas e um pijama, esta forma poupam no peso
- Roupa interior e um impermeável.
- Farmácia – ligadura / gaze / adesivo / loção desinfectante / tesoura / agulha / fio de linha de custura / vaselina / algodão / pomada para bolhas ou compeed / repelente de insectos / baton protector / aspirinas/ seringa.
- Sacos lixo
- Colher / faca
- Isqueiro
- Canivete
- Alfinetes abébes – para substituir as molas, são mais leves e resultam muito bem
- Sabão
- Um elásticode 1,5m – quando não tiver corda para estender estica o seu elástico e pode por a sua roupa a secar.

Algumas notas:
- O peso que cada um deve transportar é 10% do seu corpo pessoal, acima deste valor o peso vai pesar sobretudo sobre os pés e como consequência terá bolhas nos pés.
- é incrivél a criatividade que se encontra entre os peregrinos no que diz respeito aos utensílios com o objectivo de reduzir ao peso, acredite que 200 gr para um peregrino significa peso.
- geralmente os peregrinos na sua primeira experiência enviam muitos dos seus utensílios para casa por correio, pois não seguindo a risca estas indicações acabam por transportar peso a mais que a meio da viagem tem de se desenbaraçar. No caso de lhe acontecer, não envie as suas coisas para casa, pois o mais provável é que seja estrangeira e fica caro, envie para a estação dos correios de Santiago de Compostela e quando chegar a cidade recupere os seus bens (tem 30 dias para o fazer).

No comments: