Friday, December 15, 2006

Santiago de Compostela



Já na rua de Rosalía Castro, em Compostela avança-se em direcção à igreja do Pilar (A esquerda), belo templo barroco situado na Alameda, chega-se então à Porta Faxeira, tradicional entrada do caminho português na cidade de Santiago.
A rua de Franco conduz até ao colégio de Santiago Alfeo, edifício universitário do século XVI dedicado ao apóstolo Santiago Menor, cuja cabeça se conserva no relicário da catedral. Na mesma rua encontra-se a capela de Santiago, que recorda o lugar, onde segundo a tradição, parou o carro que transportou o corpo do Apostolo de iria a Compostela.

A poucos metros já se encontra a esquina do claustro da catedral, notável construção renascentista. A catedral de Santiago, cuja construção foi iniciada em 1075, é um dos grandes monumentos europeus, tanto a nível artístico como simbólico. Desde a sua origem românica, evoluiu através dos mais diversos estilos, especialmente o barroco, que alcançou o seu auge na Fachada de o Obradoiro (1738-1750). Percorrendo as suas naves e o museu é possível aceder a um património tão singular como diversificado nos seus conteúdos e significados.

Depois de ter visitado a catedral composteleana, ponto de chagada e encontro dos peregrinos, a cidade de Santiago oferece-se ao visitante em todo o seu esplendor histórico, em toda a sua diversidade e dinamismo presentes.

A actual cidade de Santiago de Compostela nasce como um pequeno núcleo de monges custódios em torno do sepulcro do apóstolo no momento da sua descoberta, por volta do ano 820. O desenvolvimento da cidade na idade Média é espectacular, graças ao auge europeu das peregrinações, que a converte, com Jerusalém e Roma, num dos três grandes centros da Cristandade.

Desde o século XV ao XIX a cidade altera momentos de dinamismo e de certa decadência. As peregrinações perdem peso, mas Santiago consolida-se como centro cultural, com a criação da Universidade, o que se reflecte na sua renovação urbana renascentista e barroca, tão presente e palpitante nos mais relevantes edifícios históricos da cidade, e no ambiente jovem que se vive por toda a cidade.
Santiago vive desde a segunda metade do século XX um contínuo período de expansão. Devido ao progressivo renascimento das peregrinações, que mantêm o seu significado espiritual tradicional. A cidade foi declarada Património da humanidade pela UNESCO.


A composteleana, é escrita em latin, é o certificado, a comprovação de que percorremos o “caminho”, pergunto-me se é mesmo necessária pois essa experiência ninguém me pode tirar. Porém como vivemos no século dos certificados e das credenciais...
Dirijam-se ao apoio ao cidadão fica na rua
Se estiver de frente contorne a catedral pela direita irá dar a um largo com uma belíssima fonte, aí vire á direita e encontra logo.
Sugiro que vá buscar a sua catedral antes das 10h da manhã desta forma o seu nome será mencionado durante a missa do peregrino que é ás 12h, a missa do peregrino é o momento alto, junta os peregrinos de todos os caminhos de Santiago, todos partilham a mesma energia derivado do sentimento de que conseguimos, é uma paz. A fraternidade, o sorriso o cumprimento entre os peregrinos, sentimo-nos todos parte de algo muito maior e transcendente do que nós próprios, é magnifico. Quando citam os nomes dos peregrinos que chegaram nesse dia, e citam o seu é inexplicável, vem mesmo as lágrimas aos olhos, pelo menos a mim veio. O espectáculo do fumeiro, também não é de perder, é um bonito espectáculo. E meus caros quando abandona-mos a igreja sentimo-nos leves, livres de todos os pecados. E prontos para enfrentar, o mundo com outros olhos.

No comments: